Música(s)

Pelas 21h00, quando começamos a parte noturna do nosso ensaio, ouvimos vozes de ópera. Vêm dos corredores ou, então, estranhamente, das casas de banho: são os cantores do Sweeney Todd, de Stephen Sondheim, encenado por João Lourenço, em cena na Sala Azul do Teatro Aberto (nós estamos na Sala Vermelha). É um som forte e saboroso. Os actores não se desconcentram — aliás, até brincamos, sugerindo que talvez as vozes ajudem a uma melhor dicção...
Vale a pena sublinhar o curioso contraste: a música de Sondheim conduz-nos de artifício em artifício até à instalação de um clima de verdadeira tragédia (e, com todas as suas ironias, a encenação do João está imbuída de um metódico negrume); no caso dos diálogos de Mamet, a "banalidade" das suas referências vai-se adensando numa teia que, em última instância, possui uma musicalidade própria. Estamos à procura da pauta afectiva e sonora dessa musicalidade. A Sofia e o Ricardo também cantam.